quarta-feira, 23 de maio de 2018

BRT Salvador - Promotora de justiça cobra dados e documentos do projeto

Jornal A Tarde - 22/05/18
 Conforme a promotora de Justiça Hortênsia Gomes Pinho, a prefeitura deve fornecer dados e documentos operacionais técnicos referentes aos corredores e às linhas do BRT da capital, com pontos de conexão, e principalmente, a real demanda.
 
Segundo ela, o estudo técnico da prefeitura, disponibilizado em 2014, estabelece que, no trecho entre o Dique do Tororó e a Estação da Lapa, passam “apenas” seis mil passageiros fora dos horários de pico. E, ainda de acordo com Hortênsia, para uma demanda de BRT, são necessários de 12 a 30 mil. “Então, eu gostaria que o senhor explicasse, com dados técnicos, pois se já está executando, é porque têm todas essas respostas”, pediu ela ao representante da Semob.

Para a vereadora Marcelle Moraes (PV), representantes dos ambientalistas, os estudos para desenvolvimento do projeto foram realizados antes do início do advento do metrô na capital, o que modificou dados referentes à cidade, e não foram considerados para a continuidade do projeto, além dos princípios de mobilidade sustentável.

Segundo uma crítica feita por ela, e reforçada por outros participantes, enquanto o BRT em outras cidades diminuiu a circulação de automóveis, em Salvador, eles dizem que deverá ocorrer o contrário, devido à criação de duas faixas para carros e da construção de elevados e viadutos no trajeto dos corredores.
 
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: