sábado, 22 de outubro de 2011

Anedotas da "Prefeitura de um Novo Tempo": Linha Viva será Iniciada em Dezembro - Série II

Linha Viva: construção em dezembro
A Linha Viva começará a ser construída em dezembro. A obra será o primeiro passo efetivo na direção da interligação do sistema de transporte de Salvador. O governo federal vai destinar R$ 1,3 bilhão na obra, que vai ligar a Rótula do Abacaxi, onde se situa o ponto do trecho 1 do metrô Acesso Norte à região da Paralela, onde será instalado o trecho 2 do metrô.

Atualmente, a Secretaria de Transporte e Infraestrutura (Setin) está finalizando a licitação do projeto básico. A Linha Viva terá 17,7 quilômetros de extensão, com três faixas de rolamento em cada sentido. A expectativa é de que a circulação entre os dois extremos se dê em 15 minutos, beneficiando cerca de 780 mil pessoas que moram na região cortada pela nova via. A proposta da prefeitura é de que, com este modal, os ônibus que seguem direto para a cidade da Região Metropolitana de Salvador deixe de circular por esta via. Segundo dados da Transalvador, a Paralela recebe uma média diária de 120 mil veículos em cada sentido, totalizando 240 mil/dia.

Pela proposta desenhada na Setin, a Linha Viva deverá ser pedagiada. A secretaria alega necessidade de serviços de manutenção frequentes como justificativa da cobrança. Em seu percurso, a Linha Viva terá acessos laterais, integrando-se a logradouros como as avenidas Edgard Santos, São Rafael, Gal Costa e 29 de Março – via que será ainda construída, ligando a Paralela à BR 324, contemplando a região de Cajazeiras.

Nenhum comentário: