quarta-feira, 25 de abril de 2018

BRT: Prefeitura de Salvador iniciou obra sem autorização para tamponar rios e sem Estudo de Impacto na Vizinhança


A líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT), denunciou, nesta segunda-feira (23/04/18), que a prefeitura ainda não tem a outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos pelo Inema para o tamponamento dos rios Camarajipe e Lucaia para o projeto do BRT, tampouco o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

A informação foi confirmada em ofício enviado pela Secretaria de Mobilidade Urbana em resposta aos questionamentos da vereadora petista. O BRT de Salvador tem sido alvo de polêmica na cidade, devido ao alto custo – o triplo do que em diversas capitais – e por causa do corte de 579 árvores em seu trajeto. “Como é que se pode contratualizar uma obra, pagar a construtora para tamponar os rios, se não tem autorização para tal? A outorga e o Estudo de Impacto deveriam ser obtidos previamente ao contrato. E se o Inema dizer que não pode? Este é um projeto cheio de obscuridades, sem transparência, com custo caríssimo que não teve até agora o alto valor explicado pela prefeitura. A prefeitura tenta enganar o povo falando que vai replantar árvores, mas se esquiva dos valores”, pontua Marta.

Página 01
Página 02
Conforme o ofício 234/2018, enviado à vereadora, tanto o EIV quanto a outorga de Direito de Recursos Hídricos, junto ao Inema, “estão sendo providenciados pelo Consórcio BRT Salvador”. A vereadora ressalta, ainda, que as críticas em relação ao projeto, tido como ultrapassado e desnecessário por fazer um trajeto já atendido pelo metrô do Governo do Estado, são oriundas de arquitetos e urbanistas renomados no País. “Não sou eu quem fala isso. São estudiosos do assunto, especialistas em mobilidade urbana, que já pontuaram para diversos veículos de comunicação de nossa cidade o absurdo que é este projeto. O prefeito não pode tratar a verba pública como se fosse privada, tampouco fazer o que bem entende como se a cidade fosse dele, e não da população”, declara.

Fonte:
http://politicaaovivo.com/prefeitura-iniciou-obra-sem-autorizacao-diz-marta-sobre-brt/

Nenhum comentário: