Um grande presente neste início de 2011 foi dado pelo Prefeito João Henrique. Mas, engana-se quem pensa que os soteropolitanos ficarão felizes com este gesto sutil: os sortudos foram os empresários de ônibus, que a partir do dia 1º de janeiro poderão cobrar ainda mais caro pelo péssimo serviço oferecido a nossa população.
Aliás, este é um ano que promete ser muito bom para a oligarquia que controla o transporte público em nossa cidade pois a Prefeitura de Salvador mostra-se bastante empenhada na defesa da construção de um arcaico corredor de ônibus na Avenida Paralela "contribuindo" para a mobilidade urbana de Salvador para a Copa de 2014.
O singelo ato de aumentar a passagem de ônibus para R$ 2,50 na virada do ano feito na surdina para ludibriar a população, não foi por acaso: nessa época os estudantes estão em férias escolares, o que em tese evita uma mobilização estudantil nos moldes da Revolta do Buzu ocorrida em 2003.
Entretanto, ao que tudo indica as coisas não serão assim tão fáceis para o Executivo Municipal. Vários estudantes conscientes de seus direitos como cidadãos estão se mobilizando através das redes sociais (Orkut, Facebook e Twitter) para nesta segunda-feira (03/01/2011) saírem da Rótula do Abacaxi ao Iguatemi em protesto por este injustificado aumento de tarifa que jamais se reflete em melhorias para a população de Salvador.
Assista o vídeo de divulgação:
26 comentários:
OOOOOOOOHHHHH quanta injustiça...até parece que vc não ve TV.Ligue e veja quanta felicidade estampada nos rostos daquele alegre e jovem casal que se conheceram no micro onibus "amarelinho" de ultima geração e tecnologia,super moderno e confortavel,e pelo andar da carruagem já devem estar casados,e comemorando a sua lua de mel a bordo de um desse formidáveis BUSUS que aparecem nesse "maravilhoso" comercial de TV patrocinado pelo SETPS.Uma coisa ficou bem clara,pelo menos os onibus servem para alguma coisa,agora viraram cupidos.MEU DEEEEEUS.....
QUEBRA MOLAS UMA NECESSIDADE OU UMA MANIA?!!! SAIBA PORQUE. - http://pregopontocom.blogspot.com/p/pagina-tres-editoriais.html -
Aquela propaganda do SETPS é uma afronta a população de Salvador! Por que eles não mostram a realidade nua e crua: ônibus superlotados, sujos, horários irregulares e estações abandonadas?
O maior impacto com o aumento das tarifas é para as classes média baixa e pobre, enquanto na classe média alta cujos os custos com transportes chegam a representar 4%, nos segmentos com renda maior, estes gastos chegam a 14% da renda mensal familiar.
Os empresários, como sempre, afirmam que o aumento da tarifa é justificado pela alta nos custos operacionais e de salários. De fato isso realmente aconteceu. Contudo, os índices reivindicados, e concedidos, são bem maiores do que os ganhos de qualquer categoria.
O que acontece é que aqui em Salvador esta é uma tarifa cara para um serviço que não é bom : * Temos uma frota renovada só que extremamente básica;
* A frequência de horários em muitas linhas é péssima. Somente as linhas com elevado volume de demanda tem uma frequência que pode ser considerada aceitável;
* A integração temporal proposta pela prefeitura é uma das maiores mentiras já contadas;
* Há Ônibus inadequados em várias linhas. Por exemplo, Ônibus curtos rodando em linhas de alta demanda;
* Há superposição de linhas, sendo que várias linhas tem itinerário igual a outras;
* E outras coisas que não me recordo no momento.
Há no entanto diversos custos que implicam no aumento da tarifa tais como as gratuidades, as quais ou devem ser subsidiadas por seus respectivos governos.
Em suma, pagamos muito por um serviço sem qualidade. Há uma lista longa de coisas a melhorar no Transporte Urbano em Salvador.
"a Prefeitura de Salvador mostra-se bastante empenhada na defesa da construção de um arcaico corredor de ônibus na Avenida Paralela "contribuindo" para a mobilidade urbana de Salvador para a Copa de 2014"
Olha,
quanto à questão da paralela, o ideal mesmo seria o metrô como originalmente planejado. No entanto, corredor de Ônibus não é algo arcaico, para a paralela (Avenida em questão) ele não é a melhor alternativa. Há vários outros locais onde Corredor de Ônibus é uma ótima opção.
O negócio é que não há interesse algum dos políticos em contribuir para o bem estar da população e também, a população fica muito acomodada e não luta por melhorias. Aí, assim fica difícil.
Agora com o novo ano vamos ver se o BRT vai mesmo sair do papel ou se o Patético governo do estado vai ficar fazendo propaganda dessa palhaçada chamada vlt.
Esse negócio de mobilidade pra Copa é ridículo. Um comitê alienígena, como a Fifa, chegando nas cidades e dizendo o que elas devem fazer. Pra melhorar a mobilidade nos dias de jogos da Copa (serão no máximo 5 jogos aqui) é simples: decretar ponto facultativo. Agora para simplesmente suprir as exigências da Fifa, vão empurrar um modelo que sabemos todos que não garante a melhor eficiencia. Precisamos melhorar nossa mobilidade urbana? Sim, sem dúvidas. Mas ter que engolir esse BRT aí é dose.
Lucas,
esses projetos de mobilidade urbana surgiram apenas por causa da copa. Se ela não fosse acontecer, o Sistema de Transportes daqui iria ficar do jeito que está indefinidamente.
O BRT é eficiente até certo ponto. Por exemplo, em cidades com população entre 200.000 e 1.000.000 de habitantes o Sistema BRT tem a mesma eficácia que o sistema metroviário. Já em cidades com mais de 1.000.000 de habitantes o BRT não tem como ser o principal modal. No entanto, nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes o BRT é essencial como Sistema Complementar.
Aqui na Bahia o BRT como Sistema Principal é viável nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Juazeiro.
Nas capitais, o BRT como Sistema Principal é viável em : Aracaju, Maceió, Natal, São Luís, Cuiabá, Florianópolis, Vitória, João Pessoa e Campo Grande.
Em Cuiabá mesmo desistiram da bosta do vlt e estão implantando o BRT.
Caro André depois não fique ai dando seus FANIQUITOS...pelo amor de Deus...vc parece aquela turma que não "faz" nem sai de cima.Chama o VLT de palhaçada e diz que em uma cidade grande o R$BRT.000,000,00 não é viavel?!!!!chama o VLT de bosta e diz que o R$BRT.000.000,00 só serve para cidades pequenas?!!!que tal implantar-mos então o BMV (BUSinho Mine Van)aaaaa... me bata um abacate,vc é um brincalhão.So para refrescar a sua esquecida memória a rotula do aeroporto que começou muito,mais muito depois do "Metrinho" já ficou pronta a muito tempo,a rotula do abacaxi já ta ai,a via portuária daqui a pouco fica pronta.. então meu caro quem sabe e quer fazer,faz...mais quem não sabe e não tem competência,talento e disposição só fala,fala,fala,então...preste atenção se o VLT é mesmo isso que vc disse uma palhaçada uma bosta...então a Europa é um CIRCO BASTANTE FEDORENTO...
Isso é para vc ver como é "bom" ficar sacaneando com as coisas que os outros gostam pregopontocom, vc fica só sacaneando os Ônibus aí falei do seu querido vlt para vc ver como é "bom" sacanear as coisas que os outros gostam.
Porra, assim é foda, fica só enchendo o saco.
AmBuss disse...
Agora com o novo ano vamos ver se o BRT vai mesmo sair do papel ou se o Patético governo do estado vai ficar fazendo propaganda dessa "palhaçada" chamada vlt.------------------------ AmBuss disse...
Em Cuiabá mesmo desistiram da "bosta" do vlt e estão implantando o BRT.----------------------- AmBuss disse...Num governo sério e comprometido (infelizmente nenhum dos atuais políticos da Bahia é assim) a ferrovia da suburbana seria totalmente recuperada e os atuais trens seriam substituídos por "vlt" como esse : http://www.hyundai-rotem.co.kr/Eng/Images/Business/Rail/Railroad/Product/pop10_img01.gif
26 de dezembro de 2010 10:12 ESTOU TENTANDO ENTENDER...SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR?!!!AJUDA AI Lucas...Cleber, Socooooorro ....EU QUEEERO ENTENDEEEEEEER... ]]{/?;./[/
BUUUMMMM deu colapso nos neuronios entraram em curto circuito----------------------------- AmBuss disse...
"a Prefeitura de Salvador mostra-se bastante empenhada na defesa da construção de um "arcaico corredor de ônibus na Avenida Paralela" "contribuindo" para a mobilidade urbana de Salvador para a Copa de 2014" ----???????!!!!!!
Olha,
quanto à questão da paralela, o ideal mesmo seria o "metrô como originalmente planejado". No entanto, "corredor de Ônibus não é algo arcaico", para a paralela (Avenida em questão) "ele não é a melhor alternativa". Há vários outros locais onde Corredor de Ônibus é uma ótima opção.
O negócio é que não há interesse algum dos políticos em contribuir para o bem estar da população e também, a população fica muito acomodada e não luta por melhorias. Aí, assim fica difícil./------ É e fica mais dificil ainda é tentar entender tanta contradição,por mais que eu me esforce e tenha uma dose exessiva de boa voantade,CONTINUO SEM ENTENDER NAAAAAADA...ME AJUDA AEEEE
Hahaha, to meio ausente estes dias mas voltarei para esta discussão em breve!
Eu também fiquei um pouco ausente. Mas, o debate está bom! André saiu um comentario seu naquele panfleto do setps distribuido pelo jornal A Tarde no ultimo domingo, você chegou a ver? Infelizmente, os meus e o do pregopontocom foram solenemente ignorados.
Colocaram tanta mentira dessa vez, que eu cheguei a conclusão que este jornal realmente é o "mais vendido" da Bahia.
Eu vi Cléber meu comentário fiquei muito feliz mas o que me deixa ao mesmo tempo aborrecido e entristecido é a falta de respeito com que certas pessoas tratam os gostos alheios. Todo mundo gosta do que quiser. Os gostos das pessoas, sejam eles quais forem, devem ser acima de tudo respeitados.
Me desculpe pela linguagem em outro post mas é que é revoltante ver algo que eu estimo bastante sendo ridicularizado, motivo de chacota. Não fui eu quem começou as ofensas. Apenas agi na defensiva.
Aqui Cléber o começo que não fui eu : "Deve de ser um Mascarelo,ou então um Neobus kkkkkkkkk"; "compare seus Neobus,com os Franceses IrisBus com mecanica Iveco ou Renault...ou coitaaaado..."; "Eu prefiro andar de Kombi KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK";
Gosto tanto de Ônibus quanto de Kombi, inclusive tenho também 1 Kombi. Aí, vi nisso, como disse, uma chacota com as coisas que eu gosto.
Cléber,
li o encarte desse fim de semana. O Governador anunciou apoio ao projeto do BRT. Com isso, é mais difícil que venha o vlt.
Não acredito que as obras do BRT comecem esse ano. No final desse ano no máximo deve ter a data oficial do início das obras. E as obras devem iniciar mesmo no ano que vem por causa da eleição e na eleição do ano que vem a mobilidade urbana da cidade na copa deve ser plataforma de muitos políticos. Vão ter os que irão propor o vlt e vão ter também os que irão propor o BRT. Todos os candidatos devem falar do metrô. Eles devem falar que irão fazer o segundo trecho e depois a extensão para cajazeiras.
Postar um comentário