segunda-feira, 13 de junho de 2011

BRT é o pior modelo para Salvador

O BRT (corredore de ônibus) foi o pior projeto de mobilidade urbana entre os projetos apresentados na PMI feita pelo Governo da Bahia. Apesar do forte lobby dos empresários de ônibus de Salvador, que através de publicações compradas na imprensa local, afirmarem que o ônibus é um "metrô sobre rodas" e que atende, inclusive, a demanda de uma rede estruturada de metrô, desafiando a Física e a inteligência dos soteropolitanos, o BRT é um sistema defasado, poluente e de baixa capacidade, não precisando ser nenhum especialista para chegar a esta conclusão.

A cidade de Bogotá é citada como um exemplo bem sucedido de implantação do BRT, lá chamado de Transmilênio. Entretanto, se o BRT é tão bem sucedido lá, por qual razão o governo de lá pretende investir em metrô? Sim, exatamente isso! Enquanto os defensores do atraso tentam impedir Salvador de possuir um sistema moderno e de alta capacidade, cidades que já passaram pela experiência do BRT agora tentam oferecer um transporte eficiente aos seus cidadãos por meio de investimentos em metrô, a exemplo do que querem Curitiba e Bogotá na Colômbia. Será que apenas Salvador merece ser condenada ao atraso chamado BRT?

Confira abaixo o vídeo institucional do metrô de Bogotá:

Um comentário:

Lucas Morais Santos disse...

Em uma cidade como Salvador, que é pobre, rodeada de favelas, onde o povo não tem acesso a uma educação decente, e onde quem tem algum dinheiro acha que pode fazer o que quiser, fica fácil implantar qualquer porcaria. Se colocarem qualquer busão fuleiro tá todo mundo lá sofrendo mas o conformismo impera. Vide as estações de "transtorno" de Salvador. Aquilo é a amostra grátis do inferno. Em qualquer lugar do planeta as pessoas revoltadas já teriam colocado aquilo pra baixo, virado uns 3 onibus e tocado fogo. Mas aqui não, o povo de Salvador é um povo feliz!