terça-feira, 28 de junho de 2011

Aliados de JH insistem em beneficiar empresários de ônibus através do BRT

Prefeitura insiste em permanecer "fora dos trilhos"
Apesar de o governo do Estado ter declarado preferência em construir uma linha de transporte público sobre trilhos de 22 quilômetros para ligar o Acesso Norte ao Aeroporto de Salvador, o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), que administra a verba de R$ 18 bilhões para a mobilidade urbana da Copa do Mundo, duvida que o modelo escolhido seja viável para o mundial de futebol em 2014. 

“Se o projeto for mesmo de trilhos, em 2014 não vai estar pronto, não dá tempo”, disse ao jornal Correio. Aliado do governador Jaques Wagner (PT), o pepista pode dificultar a vida do Estado com a liberação de verbas para a obra, já que ele tem até 31 de dezembro para definir as cidades que receberão e quanto receberão do PAC da Mobilidade, o que cria um impasse, uma vez que o governo pode licitar a obra sem nem mesmo saber se terá a verba disponível.

A linha sobre trilhos deve custar R$ 2,6 bilhões, e o teto do financiamento via PAC da Mobilidade é R$ 2,4 bilhões. Segundo Negromonte, outro problema que pode atrapalhar a obra é a condição para a liberação da verba pelo governo federal de que Estado e Município concordem com o projeto – a prefeitura bate o pé e prefere o BRT (linhas exclusivas de ônibus).

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