O BRT (corredor de ônibus) mais caro do Brasil considerando o custo por quilômetro, arquitetonicamente ultrapassado e criticado pelas entidades civis devido a construção de elevados desnecessários. Este é a obra do BRT que será construído nas avenidas ACM e Juracy Magalhães, aclamado pela Prefeitura de Salvador e as empresas de ônibus da capital: apenas a primeira etapa da obra custará aos cofres municipais o valor de R$ 212,7 milhões (R$ 212.781.070,50), por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.
Um detalhe importante é que esta é uma região altamente urbanizada da capital baiana, um contraponto a outras regiões carentes de investimentos, à exemplo da Estrada Velha do Aeroporto e vias de bairros periféricos. O BRT proposto pela Prefeitura de Salvador, poderia ser muito mais barato caso não existisse a exigência da premissa de inserir uma via exclusiva também elevada para veículos particulares, um contrassenso num mundo em que os investimentos deveriam ser voltados ao transporte público melhorando a qualidade de vida das pessoas. Um outro ponto também negativo é que a operação dos ônibus será entregue sem licitação ao atual consórcio das empresas de ônibus de Salvador (Integra), reconhecidamente prestadora de um péssimo serviço com ônibus em sua maioria antigos, que desrespeitam as normas de acessibilidade e sem apreço pelo conforto dos passageiros (sem ar condicionado ou ventilação forçada, cadeiras sem estofamento, sujeira).
Árvores serão eliminadas para dar lugar ao BRT |
Um momento de profunda tristeza para a nossa cidade, as próximas gerações jamais terão a oportunidade de ver as paineiras, gameleiras, ingazeiras, amendoeiras, dendezeiros, mangueiras e tamarindeiras que um dia embelezaram essa importante avenida de Salvador.
Referências:
2 comentários:
Um projeto mediocre e danoso. Sacrificar 579 arvores, algumas centenarias ate. A PMS criou o maior alarde por míseros 0,19% de uma parte do bambuzal no Aeroporto Internacional de Salvador, uma espécime que cresce ultra rápido, cuja supressão em nada afetar a beleza ímpar do bambuzal ícone de nosso aeroporto, mas seria necessária pra alargar a via de acesso ao serviço shuttle. Contudo está disposta a sacrificar vegetação com árvores frondosas e históricas! A verdade que esse projeto está cheio de erros envolto num mar de sombra já que nem sequer o projeto executivo foi divulgado!! A falta de transparência é absurda, preocupante e um tanto suspeita. Sem falar nos absurdos que é os imenso elevados (45 x 400m) e o corredor NÂO SER EXCLUSIVO ao BRT! Serão 4 pistas por sentido porque a PMS aprovou um projeto que permite carros particulares usar a via, num trajeto expresso LAPA - LIP!!
Insanidade, arrogância, governante escravizado...sem mente e sem coração...um Calígula!
Postar um comentário