sábado, 16 de abril de 2011

Vereadores de Lauro de Freitas querem VLT


Através da indicação nº 047/2011 aprovada pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas, os vereadores solicitam à Prefeita Municipal que efetue gestões junto ao Governo do Estado da Bahia para que a solução de transporte de massas a ser adotada para o “corredor metropolitano” de Lauro de Freitas seja a do “Veículo Leve sobre Trilhos” (VLT) e não o “Bus Rapid Transit” (BRT).

O Vereador Antônio Rosalvo defende na justificativa da indicação que a implantação do VLT, reconhecidamente superior ao BRT, é da mais alta relevância para o transporte público da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a sua escolha não pode ficar sujeita ao cumprimento de prazos da Copa 2014.

"Esta Casa Legislativa defende que a solução de transporte de massas na RMS, que já chega tardiamente, deve ter como horizonte prioritário o benefício da população e não de eventuais turistas que venham assistir os jogos da Copa do Mundo em Salvador", anota o Presidente da Câmara.

Antônio Rosalvo destaca que o BRT, nada mais é que um corredor de ônibus, representa uma solução técnica ultrapassada em todo o mundo, bem mais poluente que o VLT, muito menos confortável para os usuários e de vida útil muito inferior. "Até mesmo em nosso País e em outras capitais do Nordeste é o sistema do VLT que está sendo implantado. Está em questão a qualidade do serviço de transporte oferecido aos munícipes, mas também a qualidade da aplicação de dinheiro público", alerta Rosalvo.

Para o Vereador, a implantação do corredor de ônibus, em detrimento do VLT, tem ainda o potencial de não conseguir retirar das ruas a quantidade de veículos particulares que seria necessário para preservar mínimamente a viabilidade do trânsito em nosso Município, sendo esse um dos objetivos primordiais do sistema de transporte de massas.

2 comentários:

Romário Sousa Alves disse...

Salvador além de ser uma cidade muito linda, recebe um grande fluxo de turistas. Por isso, merece um meio de transporte moderno e eficiente como o VLT!

Isis Nogueira disse...

Eu sou sua seguidora e sempre que tenho tempo leio suas postagens. Estudo em lauro de freitas e sofro literalmente com o transporte público de lá.Você poderia escrever um artigo sobre a avenida luiz tarquinio que virou mão única prejudicando centenas de estudantes.

abraços Isis Nogueira
http://isisnogueiras.blogspot.com/