terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governo da Bahia já decidiu: Avenida Paralela terá Metrô

Estação Rótula do Abacaxi
Apesar do forte lobby dos empresários de ônibus que queriam até o último momento reverter a decisão do PMI juntamente com alguns membros da Prefeitura de Salvador para fazer a implantação de arcaicos corredores de ônibus, prevaleceu o bom senso e o melhor para Salvador:

O governador Jaques Wagner bateu o martelo na tarde desta segunda-feira (8), durante homenagem recebida na sede das Obras Assistenciais Irmã Dulce, em Roma, na cidade baixa de Salvador, de que a Avenida Paralela receberá mesmo o metrô. 

O chefe do Executivo baiano teve uma reunião mais cedo com o prefeito João Henrique Carneiro (PP) e os secretários estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e municipal da Casa Civil, João Leão, e assegurou que o impasse com a prefeitura, que defendia o sistema BRT (vias exclusivas de ônibus moderno), está sanado.

“Há consenso pelo modelo integrado. A minha paixão é pelo melhor para Salvador e o melhor para Salvador não é o modal único", salientou. 

De acordo com Wagner, R$ 2,4 bilhões estão garantidos, por meio de empréstimo e do orçamento da União, e a estimativa de custo inicial do metrô gira em torno de R$ 1,6 bilhão. Em entrevista coletiva, o governador disse que o edital de licitação sairá entre 35 e 40 dias e que as obras deverão ser iniciadas ainda este ano. Além disso, o petista revelou o desejo de incluir uma nova ligação Cajazeiras-Estação Pirajá no projeto, embora não haja definição sobre qual será o meio de transporte a ser utilizado.

Referência: Bahia Notícias

Nenhum comentário: