segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aleluia e a Caixa Preta do SETPS


Desde o dia 27/06, Salvador aguarda a divulgação da planilha de custos das empresas de ônibus. A solicitação foi feita pelo Prefeito ACM Neto que determinou que a "Caixa Preta" fosse divulgada de imediato.

Entretanto, esta solicitação não foi atendida até o momento, pelo Secretário de Transportes José Carlos Aleluia, alegando que a planilha está "defasada". Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS), Horácio Brasil, explicou que, para fazer a planilha como a prefeitura quer, é necessário o auxílio de especialistas, o que demanda tempo. O que corrobora uma fina sintonia entre as duas esferas, pública e privada.

Nos bastidores, especula-se que a tal planilha seja divulgada de forma hermética, contendo informações genéricas, de modo a mascarar os percentuais de lucro das empresas de ônibus, o que poderia dar margem a questionamentos sobre a péssima qualidade do serviço prestado na capital baiana diante de um custo tão elevado para a população.


Diante de justificativas tão pouco inteligentes, que ridicularizam e revoltam a inteligência dos soteropolitanos, ficam então as seguintes perguntas:

  • Empresas de ônibus não fazem contabilidade?
  • Empresas de ônibus não sabem quanto pagam de impostos, folha de pagamento, combustíveis, manutenção e suas diversas despesas?
  • A Prefeitura de Salvador não exerce nenhum tipo de controle sobre a concessão do transporte público da cidade?
  • Se a planilha de custos do SETPS está "defasada", como se explica a afirmação (na ponta da língua) feita pelo Secretário Aleluia de que o Passe Livre representaria um custo de 1 bilhão para a cidade? 
Fiquem a vontade para comentar!

4 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

Apenas uma correção,este Sr. HB não é o presidente do SETPS ele exerce apenas um função burocrática com o nome de Superintendente.O presidente do SETPS é o Sr. José Augusto um dos donos e o maior acionista do grupo Gevan (Joevansa).Isso tudo não passa de jogo de sena para enganar os tolos,varias cidades reduziram as tarifas e aqui nada,nem promessa,e o comprometimento onde fica?????? um finge que pede,o outro finge que está providenciando e o terceiro diz que vai estudar....e o povo besta acreditando......

Pregopontocom Tudo disse...

Essa é a caixa preta mais difícil de ser localizada.......

André disse...

Do ponto de vista legal, esta planilha de custos não é exigida? Não consta em legislação/normatização/contrato a exigência de tal planilha para cálculo da tarifa? Sua inexistência ou até defasagem não geraria responsabilização de empresas ou governo?

Anônimo disse...

Eu gostaria muito de ver a proposta de monitoramento de frota!