sábado, 18 de junho de 2011

Metrô de Salvador será o mais barato do Brasil, diz fundador da ANTP

Estação de Metrô - Proposta da Invepar


O empresário e engenheiro Plinio Assmann, fundador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e responsável pela implantação da linha pioneira do Metrô de São Paulo, considera o metrô de superfície, projeto da Invepar, como melhor proposta de mobilidade urbana para Salvador. A empresa propôs um traçado que liga a atual linha do metrô, já construída na avenida Bonocô, à uma nova linha a ser construída até Lauro de Freitas, passando por um trecho da avenida ACM (em frente ao Detran) e seguindo pelo canteiro central da avenida Paralela.

Na opinião de Assmann, o metrô de Salvador será o mais barato do Brasil, mesmo quando comparado com os metrôs de SP, RJ. Ele acredita que a cidade tem um nível de crescimento populacional muito alto e a solução adequada é do tipo metrô. 

Para o engenheiro os outros sistemas, como BRT e VLT, são de média capacidade, por isso não podem ser considerados transporte de massa. E, segundo ele, o usuário de automóvel troca o seu carro particular pelo metrô, mas não troca pelo ônibus

Com relação ao tempo de execução para implantação do sistema, antes da Copa do Mundo de 2014, o empresário afirma que é perfeitamente possível, pois as estações do metrô em superfície são simples de construir, a linha permanente também é um processo prático, bem como as oficinas, que também são coisa simples. 

O projeto do metrô de superfície foi apresentado pela empresa Invepar, que opera o metrô do Rio de Janeiro. Plínio Assmann foi o responsável pela implantação do metrô de São Paulo, em 1974.

Fonte: iBahia

Nenhum comentário: