quarta-feira, 15 de junho de 2011

População de Salvador se manifesta contra o BRT e a favor dos modais sobre trilhos na Avenida Paralela


Cidadãos soteropolitanos participantes do movimento civil intitulado "Eu quero trilhos em Salvador" estão realizando, durante toda essa semana, manifestações públicas pelas ruas da cidade, através de cartazes, faixas, panfletos etc. As manifestações ocorrem, sobretudo, nas passarelas de pedestre, no canteiro central, nos cruzamentos e viadutos da região da Avenida Paralela (Av. Luís Viana), local por onde em breve será instalado o novo sistema de transporte público para região metropolitana de Salvador. O momento exato de início dos protestos pacíficos foi escolhido para essa semana por causa da aproximação da data final de escolha dos novos modais de transporte público da capital baiana, que será no dia 20 deste mês.

Nas faixas de luta pela cidadania soteropolitana feitas pelos ativistas cidadãos estão escritas as frases: "Chega de ônibus lotado, eu quero trilhos na Paralela";"Rapidez, conforto e segurança, eu quero trilhos na Paralela" e "Chega de caos no trânsito, eu quero trilhos na Paralela". O grupo pretende demonstrar definitivamente que a população já tem opinião formada, deseja ser ouvida na escolha dos modais e quer que o interesse público prevaleça sobre os interesses privados de consórcios empresariais e dos administradores dos serviços de transporte público.

O grupo criou, também, uma petição pública on line cujo título é "Eu quero VLT em Salvador" (http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=vlt) através da qual os habitantes da cidade podem assinar e participar democraticamente do movimento. Ao todo, quase 6.000 assinaturas já foram reunidas. Os idealizadores do movimento tem se reunido, ainda, com lideranças políticas do Estado e do município para demonstrar o anseio da população soteropolitana para que o novo sistema de transporte público implementada seja mais ecológico, eficiente e de qualidade e atenda a crescente demanda de desenvolvimento econômico e crescimento populacional da região metropolitana de salvador - isto é, seja baseado nos trilhos.

O grupo, formado por administradores, jornalistas, engenheiros, estudantes do ensino médio e superior e demais cidadãos que se integraram, reuniu-se a partir do mês de março, após contatos iniciais via redes sociais, e, desde então, tem-se reunido e mobilizado politicamente para aproveitar a oportunidade de investimentos que a cidade de salvador irá receber para implantação de um novo sistema de mobilidade urbana até a Copa do Brasil, em 2014, agindo para que os dirigentes busquem soluções para o caos urbanos diário generalizado que tem se tornado o trânsito da cidade.

Fonte: Bahia Já

Veja abaixo, fotos do movimento:



Nenhum comentário: